Aumento do Coronavírus. Entra em vigor a partir de hoje, através do Decreto estadual que delimita público em eventos para 1.500 pessoas

Essa notícia foi útil pra você? Compartilhe com seus amigos!

Foi publicada na última nesta sexta-feira (21) no Diário Oficial do Estado (DOE) a atualização do decreto que estabelece medidas para conter a disseminação da Covid-19. A nova determinação foi anunciada pelo governador Rui Costa, nesta última quinta-feira (20), e reduz de 3 mil para 1.500 pessoas o público máximo permitido em eventos de qualquer tipo no estado, inclusive em estádios de futebol. O novo decreto passará a vigorar a partir da 0h do dia 24 de janeiro (segunda-feira) e tem validade até 4 de fevereiro.

A escalada no número de infectados pelo coronavírus no estado é, segundo o governador, o principal motivo para a nova mudança. “Com essa taxa de crescimento, nós ultrapassaremos, em menos de uma semana, o maior número de contaminados que já registramos em toda a pandemia. Algo precisa ser feito pra evitar impactos maiores na economia e na vida das pessoas. É preciso conter esse crescimento”, justificou Rui. Segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), divulgado nesta última quinta (20), a Bahia registrou 14.743 casos ativos de Covid-19.

Além de respeitar o limite de 1500 pessoas, os responsáveis pelos eventos precisarão obedecer à capacidade máxima de 50% de ocupação dos espaços onde eles são realizados. Estão mantidas no decreto as exigências de comprovação de vacinação completa para o público e envolvidos nos eventos e do uso de máscaras, além do distanciamento social.

As regras valem para cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, eventos exclusivamente científicos e profissionais, em circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas, parques de diversões, teatros, cinemas, museus e afins. Bares e restaurantes seguem com a obrigação de exigir dos clientes o comprovante de vacinação contra a Covid-19.

Ainda segundo o governador, “há uma pressão muito grande para atender pacientes tanto com Covid-19 como com H3N2 (gripe)”. Também devido a essa pressão, Rui autorizou a abertura de mais 30 leitos clínicos exclusivos para tratamento da Covid-19 no Hospital Espanhol e não descartou que também sejam abertos novos leitos de UTI caso haja necessidade.

Passaporte da vacina vem sendo exigido em diversos locais na Bahia.

Recomendações encaminhadas
Entre as recomendações feita estão a ampliação da cobrança do passaporte de vacina para ambientes fechados e compartilhados, como:

– Hotéis;
– Consultórios;
– Shopping centers;
– Templos religiosos;
– Escolas e universidades;
– Transporte público, incluindo marítimo.

Além disso, a comprovação através de formulário online deve ser exigida, previamente, em qualquer tipo de reserva de qualquer natureza, a exemplo de hospedagens e compra de passagens.
O conselho também pede a criação de um Comitê Consultivo de Avaliação de Flexibilizações e Restrições, com a participação de representantes de entidades científicas, da sociedade civil organizada, dos órgãos colegiados de controle social e de gestores da saúde locais.

Fontes: G1 e GOV BAHIA.


Essa notícia foi útil pra você? Compartilhe com seus amigos!